15 de março de 2019

Plataforma Industrial do Futuro!

Quando falamos de produção de biomoléculas, às vezes, nos esquecemos do quão grande isso pode chegar. São milhares de litros em biorreatores enormes e purificações que ocorrem em colunas cromatográficas gigantescas. Mas para falar de bioprocessos e desenhos industriais, a conversa vai muito além disso. Tratando-se de biofármacos há ainda toda uma questão regulatória relacionada à produção da molécula. Quais tecnologias estão disponíveis no mercado? Quais tendências estão sendo seguidas? Qual o caminho de evolução para as plataforma industrial?

Independente da tecnologia aplicada no design da plataforma, um ponto é consenso: flexibilidade. As maiores empresas têm focado em plataformas multipropósito com o objetivo de se adequar às novas demandas. Seja essa flexibilidade temporal (quando se produzir), produtiva (o que produzir) e quantitativa (quanto produzir).

Dentre as alternativas disponíveis atualmente para garantir essa flexibilidade podem ser citadas os biorreatores e dispositivos de uso único (sigle-use) e as plataformas modulares (modular facilities). Somado a essas tecnologias, há um grande interesse em métodos de controle e monitoramento em processo. As tecnologias analíticas de processos (PAT) são a âncora para o controle da automação dessas plataformas do futuro. Através de sistemas que analisam a produção por meio de medições de atributos críticos de qualidade e desempenho de materiais e processos brutos e de processo, é possível garantir a qualidade final do produto e que sistemas automatizados e robotizados sejam incorporados ao processo.

O principal objetivo de se incorporar essas tecnologias está relacionado à capacidade de se atender a demanda de mercado. Isso não apenas local, mas mundialmente! Ter a competência de fornecer o produto de forma ágil e previsível. Além de poder adicionar ou retirar unidades de produção da cadeia produtiva, conforme necessidade identificada. Somado a questão econômica, ainda há todo um apelo socioambiental. Isso quer dizer produzir mais, comprometendo menos o ambiente e a sociedade.

E ai, você trabalha em uma plataforma industrial ou está no caminho de montar uma e encontrou alguns obstáculos?

Agende uma conversa com nossos consultores e torne esse sonho uma realidade!! https://www.biotimize.com.br/servicos/

Quer saber mais sobre plantas industriais? Acesse:

https://bioprocessintl.com/category/manufacturing/facility-design-engineering/ Ebner CG, Breen Jr. JA. Facilities of the Future: Innovating the Future of Manufacturing.ISPE 14 January 2018

www.youtube.com/watch?v=jUCzEYh9HFA.https://bioprocessintl.com/manufacturing/facility-design-engineering/facilities-of-the-future-intelligent-design-and-control-enable-quality-efficiency-and-good-citizenship/ 

Como o mercado de Bioprocessos tem Evoluído? Inscreva-se e acompanhe!

* campos obrigatórios