29 de janeiro de 2021

O mercado de biológicos no setor agrícola no Brasil

O uso dos produtos biológicos (inoculantes, biofertilizantes, biopesticidas) na agricultura brasileira está em alta e apresenta grande potencial no mercado brasileiro. Isso se deve não apenas pela crescente demanda por produtos e práticas sustentáveis relacionadas ao setor agropecuário, mas também à pressão regulatória sobre produtos sintéticos.Segundo a Kynetec, especialista em pesquisa de mercado em saúde animal e agricultura, prevê que o mercado de insumos biológicos ultrapasse 8 bilhões de dólares em 2025.  

Nesse contexto, o mercado de biodefensivos cresce a taxas de 15% ao ano segundo a consultoria internacional Dunham e Trimmer, principalmente pela crescente demanda no manejo integrado de pragas e doenças (MIP). Ainda, a consultoria estima que, na safra 2021/22, mais da metade da área de soja já terá recebido pelo menos uma aplicação de biodefensivo.

Para acompanhar e incentivar esse setor, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o Programa Nacional de Bioinsumos, a fim de melhorar a oferta de insumos biológicos, oferecer suporte técnico e fomentar pesquisas sobre a implantação desse manejo sustentável nas lavouras. Além disso, o programa tem como intuito acelerar a criação de normas reguladoras para incentivar o surgimento de novas empresas no mercado. Com essa iniciativa, o Ministério promove a independência dos produtores rurais em relação aos insumos importados e amplia a oferta de matéria-prima para o setor. 

Iniciativas público-privadas também estão sendo estabelecidas para incentivar o desenvolvimento da tecnologia nacional. É o caso do Hub de Inovação Gazebo, lançado pela holandesa Koppert. A ideia principal desta iniciativa é agregar startups, empresas e instituições de pesquisa que desenvolvam soluções aplicadas ao MIP, com foco em inovação e sustentabilidade. O Gazebo será o primeiro hub especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país.

A Biotimize acelera desenvolvimento sustentável dos insumos biológicos através da sua prestação de serviços. Estamos dispostos a auxiliar startups e grandes empresas a inovar na área de biotecnologia e bioprocessos visando o desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis para o setor agro. Fazemos isso por meio de padronização dos processos produtivos, alteração dos meios de cultura para aumentar crescimento microbiano e produção da molécula de interesse, formulação do produto final para garantir estabilidade do produto, seleção de operações unitárias e parâmetros a fim de purificar a molécula de maneira eficiente, desenvolvimento de métodos analíticos que se fazem necessários durante um projeto de inovação, transferência da tecnologia otimizada para escalas maiores de até 5.000 L, desenho da plataforma industrial equivalente, entre outros. O foco da Biotimize é reduzir custos e aumentar a produtividade de bioprocessos, com a missão de viabilizar projetos de bioprocessos no Brasil.

Como o mercado de Bioprocessos tem Evoluído? Inscreva-se e acompanhe!

* campos obrigatórios