Conheça a Biotimize!

A Biotimize Soluções em Bioprocessos nasceu em 2016 com o propósito de viabilizar a biotecnologia no Brasil. Inicialmente estruturada como consultoria focada em bioprocessos, já atuou em quase todas as regiões do país, atendendo empresas como DC Química, Massen, Agrivalle, Microciclo, Instituto SENAI, UNISO, Eurofarma, FUNED, Architectus, Bio-manguinhos/Fiocruz. Além disso, a Biotimize é mentora na Biominas Brasil e é afiliada da ANBIOTEC Brasil.

Atualmente a empresa conta com uma equipe de 3 sócios/colaboradores, os 3 possuem formação em Engenharia Biotecnológica e pós-graduação (mestrado, doutorado e MBA). Fernando Barbosa possui ampla experiência em bioprocessos e biotecnologia, atuando em projetos envolvendo cultivo de bactérias, leveduras e células de mamíferos, experiência em biologia molecular, ensaios enzimáticos, expressão heteróloga de proteínas, biorreatores de bancada e de escala industrial (500L). Além disso possui domínio de diferentes técnicas de concentração e purificação de proteínas (TFF, filtração em profundidade, AKTA), em ferramentas estatísticas para otimização de processos e escalonamento. Guilherme Del Padre possui mais de 9 anos de experiência em pesquisa e em desenvolvimento e otimização de bioprocessos. Ele possui habilidades que me permitem investigar e resolver problemas de bioprocessos altamente complexos relacionados ao crescimento celular, produção de biomoléculas, configurações de biorreatores e projetos de processos e instalações. Por sua vez, o sócio Talison Lucas alia a sua visão de engenheiro à gestão estratégica e de pessoas. Possui 4 anos de experiência na área comercial de customer experience, assim, é capaz de aplicar suas habilidades relacionadas com finanças corporativas, estratégia e inovação, marketing estratégico e gestão de pessoas à Biotimize. As informações de cada sócio/consultor podem ser analisadas abaixo com mais detalhes

Fernando César Barbosa

Fernando é sócio da Biotimize, é formado em Engenharia Biotecnológica pela UNESP e doutor em Ciências (Bioenergia) na UNICAMP. Durante sua graduação, Fernando teve duas bolsas ICs FAPESP e foi vencedor do XXV CIC da UNESP como melhor trabalho apresentado na área de biológicas, tendo a oportunidade de apresentar seu trabalho no 3° Biotech World Congress em Dubai (2014). Ainda durante sua graduação, Fernando foi contemplado pela CAPES para particiapar do Programa Ciências sem Fronteiras, onde teve a oportunidade de estudar durante 9 meses na Kent State University (OH/USA) e estagiar durante outros 3 meses na WPI Biengineering Institute (MA/USA). Durante seu doutorado, Fernando teve a oportunidade de realizar seu BEPE/FAPESP na Harvard Medical School em Systems Biology, sob orientação da Dra. Pamela Silver. Fernando terminou seu doutorado direto 1 ano e 8 meses antes do previsto pela FAPESP, teve 4 artigos publicados em revistas científicas renomadas e 1 patente depósitada junto ao INPI. Em Harvard, Fernando ainda teve a oportunidade de participar de 2 cursos de empreendedorismo (Healthcare Innovation and Commercialization Course e The Incubator) nos quais pôde se desenvolver em como transferir pesquisa de bancada para mercado, e também pode ser voluntário no 2019 New England Venture Summite, onde teve a oportunidade de vivenciar rodadas de pitchs de diferentes startups e ter contato com várias venture capitals.

Associado ao seu background acadêmico, Fernando possui experiência de trabalho em empresas: foi estagiário em Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Braile Biomédica durante 6 meses e foi Pesquisador de Biotecnologia Jr na empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos durante 2 anos e 7 meses, no período entre sua graduação e início do doutorado.

Fernando possui extensa experiência em bioprocessos e biotecnologia, trabalhando em projetos envolvendo expressão heteróloga de proteínas em bactérias, leveduras e células de mamíferos; biologia molecular, ensaios enzimáticos, biorreatores de bancada (1-5L) e industriais (SUB, 500L), e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Possui domínio de diferentes técnicas de concentração e purificação de proteínas (TFF, filtragem em profundidade, AKTA) e em ferramentas estatísticas para otimização de processos (Design de Experimento) e scale-up.

Guilherme Augusto Del Padre

Guilherme é sócio da Biotimize, engenheiro de biotecnologia pela UNESP com graduação sanduíche com bolsa da Agência de Relações Exteriores da UNESP (Arex) pela Hochshule Mannheim na Alemanha. Mestre em Engenharia de Bioprocessos pela POLI-USP desempenhando projeto de pesquisa com bolsa FAPESP durante essa formação. Possui mais de 9 anos de experiência em pesquisa, desenvolvimento e otimização de bioprocessos. Como cientista, possui habilidades que o permite investigar e resolver problemas de bioprocessos altamente complexos relacionados ao crescimento de células, produção de biomoléculas e configurações de biorreatores. Possui proficiência em:

  • Desenvolvimento de biossimilar;
  • Produção de anticorpos monoclonais – escala industrial e de bancada;
  • Controle e monitoramento de processos de cultura celular e fermentação;
  • Preparo e formulação de meio de cultura (escala industrial e bancada);
  • Avaliação de qualidade proteica: análise de glicosilação, bioensaios e ensaios de comparabilidade;
  • Desenvolvimento de processos biológicos: transfecção celular, desenvolvimento de linhagem celular, screening de meio de cultura e desenvolvimento de feed, escalonamento e desenho de instalações;
  • Planejamento experimental: DoE (design de experimentos);
  • Processos de biorreatores Single Use: wave e STR;
  • Técnicas de harvest e clarificação;
  • Conhecimento sobre solução de problemas relacionados com processos e equipamentos;
  • Conhecimento sobre conformidade regulatória com leis estaduais e federais.

Algumas de suas realizações:

  • Desenvolvimento de uma combinação de meio/feed/suplemento que foi capaz de aumentar significativamente o número de células viáveis e contribuiu para a melhoria de 10 vezes no título geral (concentração de proteína) e a qualidade da proteína desejada;
  • Manipulação de culturas de células a partir do descongelamento de frascos congelados por criogenia através de clarificação para a obtenção de proteínas terapêuticas em várias escalas (desde Erlenmeyer até biorreatores em escala de 500 L;
  • Trabalho desenvolvido com equipes multidisciplinares para impulsionar projetos de desenvolvimento de produção de biossimilar;
  • Solução de problemas de configuração de um biorreator wave para suportar crescimento celular em sistema de perfusão para atingir uma concentração de 30 e ^ 6 células/ mL.
  • Elaboração de projeto de engenharia industrial conceitual para uma plataforma multipropósito para produção de biofármacos a partir de cultivo de células vegetais.

Talison Chaves Lucas

            Talison é sócio da Biotimize, formado em Engenharia Biotecnológica pela UNESP e participou do Programa Ciências sem Fronteiras na Espanha, onde estagiou no Instituto de Biologia Molecular e Celular de Plantas, na Universidade de Valência. Após a graduação, Talison tem se dedicado a ampliar conhecimento na área de Administração e Negócios:

  • Na empresa B2W Digital bem como na Locaweb Corp, atuou amplamente na Área estratégica comercial, estruturando modelos de prospecção e parcerias comerciais. Ativamente realizou mapeamento, negociação e vendas para novos clientes e contas estratégicas. Essa experiência agregou amplamente na visão corporativa e principalmente habilidades de análise e negociação.
  • Na empresa Pier8, empresa ampla na área de logística para E-commerce, atuando como gerente de Customer Service, tem estruturado os projetos para gestão de qualidade e aplicação de estratégias no relacionamento com cliente, ampliando conhecimento em análise e acompanhamento operacional, análise e correção de processos e procedimentos junto ao cliente e/ou equipe interna.

            Aliado à sua visão de engenheiro biotecnologista, Talison tem aperfeiçoado sua visão empreendedora logo após a graduação, conta com programas de formação em empreendedorismo como CEO do Futuro (Instituto CEO do Futuro), Programa CEO Startup (Pieracciani Educação). Por fim, Talison possui pós-graduação em General Business Program pela Business Training Company, onde desenvolveu habilidades relacionadas com finanças corporativas, estratégia e inovação, marketing estratégico e gestão de pessoas e neste ano finaliza o MBA em Gestão Estratégica pela Fundace USP. No Projeto PIPE 2, Talison será responsável por alinhar o desenvolvimento dos produtos da Biotimize com as expectativas do mercado, bem como colocar o produto no mercado (venda ou transferência da tecnologia).

Como o mercado de Bioprocessos tem Evoluído? Inscreva-se e acompanhe!

* campos obrigatórios